11 de abril de 2012

Pena alternativa terá controle online

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte lança esta semana um sistema informatizado para atuar na comunicação e controle das penas e medidas alternativas. O "Sistema Integrado de Medidas e Penas Alternativas" (SIMP) disponibilizará um software onde as instituições, que recebem pessoas para trabalhar em penas ou medidas alternativas, prestarão as informações on line ao Judiciário Federal.

O sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. "O sistema permitirá uma comunicação melhor e o controle inteligente e mais eficiente sobre o cumprimento das medidas e penas alternativas", destaca o juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, especializada em Execuções Penais.

O novo sistema também cria um controle de frequência para aquelas pessoas que cumprem penas ou medidas alternativas e precisam, por decisão judicial, regularmente comparecer à Justiça Federal. Um equipamento semelhante a relógio de ponto será instalado na 2ª Vara e a frequência dos que cumprem penas ou medidas alternativas será registrado automaticamente.

"Com esse novo sistema, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte, a um só tempo, automatiza e desburocratiza a fiscalização do cumprimento das medidas e penas alternativas, assim como das medidas cautelares diversas da prisão, quando for o caso", analisa Walter Nunes.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário