27 de abril de 2012

Defesa Civil de Jardim do Seridó se reúne para discutir estiagem




O Conselho Municipal de Defesa Civil de Jardim do Seridó, composto pelos seguintes representantes: Jocimar Dantas de Araújo – Prefeito Municipal (Presidente do CMDC); Azemir Azevedo Filho – Sec. Municipal de Infraestrutura (Coordenador e vice-presidente); Iron Lucas de Oliveira Júnior – Vereador (Representante do Poder Legislativo); Josenaldo da Silva Oliveira – Guarda Sanitário (Representante da Associação Comunitária do Catururé); Maria da Luz Silva dos Santos – Agricultora (Representante da Associação Comunitária do Sítio Angicos); Francisco Medeiros da Silva – Agricultor (Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais); Gileno de Medeiros da Silva – Auxiliar Técnico (Representante do Poder Judiciário); Sebastião Arnóbio de Morais – Secretário Paroquial (Representante da Igreja Católica) e Mozart de Paula Batista Filho – Advogado (Representante da Procuradoria Jurídica Administrativa do Município), estiveram reunidos na sede do Executivo, com o objetivo de debater a situação da estiagem e tomar as providências cabíveis para minimizar os efeitos da seca.

Na oportunidade, o senhor prefeito Pe. Jocimar Dantas, informou que o município já reconheceu e decretou a Situação de Emergência. O Chefe do Executivo aproveitou a ocasião, para fazer uma explanação da audiência que teve na última segunda-feira (23) em Natal com a governadora Rosalba Ciarlini e os demais prefeitos do Estado sobre o assunto. Ele informou que o Governo do Estado requisitou junto ao Governo Federal 50 milhões de reais para ações que venham tornar mínimos os efeitos da estiagem.

Quando a palavra foi facultada os membros elegeram como prioridades para Jardim do Seridó: Enviar um ofício a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) para a instituição informar quais serão os critérios para os pequenos agricultores familiares terem acesso aos produtos para ração animal e de que forma será feita a distribuição. Em tempo: A CONAB vai destinar 17 mil toneladas de milho para reabastecer os armazéns da empresa no RN.

Ainda ficou decidido o envio de um ofício a SEMHAR (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado), solicitando providências com relação à abertura das comportas das Barragens Passagem das Traíras e Boqueirão. Segundo informações, a vazão de água das Traíras está sendo liberada em grande quantidade, o que pode comprometer a sua capacidade e consequentemente um colapso d’água em Jardim do Seridó. Já a do Boqueirão em Parelhas está sendo insuficiente para atender os agricultores da Zona Rural jardinense.

Por fim, foi acertado que o Executivo municipal solicite via Governo do Estado à redução das alíquotas tributárias (ICMS) sobre a ração animal para que o produto chegue aos agricultores e pecuaristas mais baratos e assim garantir a manutenção do rebanho. Com também, foi constituída a comissão de Defesa Civil de Jardim do Seridó, composta por padre Jocimar Dantas, Azemir Azevedo, Diana Moreira (que também participou da reunião como secretária municipal de Agricultura) e Iron Júnior; entre outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário