8 de abril de 2012

Projeto Semiárido Potiguar faz parceria com Prefeituras para retomar atividades


Nesta semana Parelhas recebeu a visita dos representantes estaduais do Projeto Semiárido Potiguar, para participarem de uma reunião na Câmara Municipal com os beneficiários. O intuito foi explicar aos produtores rurais como será a retomada das atividades de recuperação da microbacia do Rio Cobra em Parelhas, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas.

A reunião contou com a presença do secretário estadual de meio ambiente e recursos hídricos, Gilberto Jales, que pode falar sobre a parceria com as prefeituras para que a primeira etapa do projeto seja completada: “A empresa, que na época venceu a licitação e não cumpriu com o contrato, e agora está sendo investigada. Nós estamos buscando a colaboração, inclusive dos beneficiários, para que possamos dar continuidade”, explicou Gilberto.

O projeto pretende construir barragens subterrâneas e instalar poços nas propriedades. A atual situação, descrita pelos beneficiários, é de que as barragens submersas foram feitas, mas ainda faltam onze poços para instalar. O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros esteve ao lado de Gilberto Jales na reunião. Ele explicou que “o Banco Mundial só libera recursos para a segunda etapa do projeto quando a primeira for completada.

A Prefeitura de Parelhas vai conseguir uma retroescavadeira para cavar os locais onde os poços serão instalados e vai ajudar a confeccionar as manilhas para os poços”. O projeto implicará em mais possibilidades de armazenamento de água para os que vivem no semiárido potiguar e sofrem com a falta de chuvas. A previsão é que as ações de conclusão da primeira etapa do projeto comecem na segunda semana de abril.

Blog Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário