3 de abril de 2012

Secretaria de Saúde realiza caminhada e palestra sobre ações e controle da dengue












A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó realizou na manhã desta terça-feira (3), uma caminhada de mobilização de combate a dengue saindo do Posto Laís XIII com destino ao Auditório Mestre Galinho. Profissionais de saúde, escolas do município, Conselho Tutelar e a Guarda Municipal, participaram do evento. Após a formação do dispositivo das autoridades, o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco das Chagas fez uma explanação da situação da dengue no município. Em seguida aconteceu um debate sobre o tema.

Na oportunidade, a Secretária Zuíla Clemens Coutinho e Paiva abriu os trabalhos dizendo que a cidade nos últimos dias muito tem se preocupado com um caso isolado de H1N1 (gripe suína), mas tem se esquecido de combater a dengue que mata muito mais. “Enquanto alguns se preocupam tanto com a gripe suína, deviam se preocupar com a possibilidade de existir no município a presença do soro tipo 4 da dengue, o que é muito mais grave”, enfatizou.

Ela também disse que a secretaria de Saúde de Jardim do Seridó vem sempre cumprindo a meta dos ciclos determinado pelo Ministério da Saúde e que os profissionais de endemias hoje tem uma estrutura adequada. “Recentemente adquirimos um carro 0Km para a endemias e nos próximos dias o município vai ganhar mais uma máquina motorizada, doada pela SESAP do RN para combater a dengue”, destacou Zuíla.

Na oportunidade, foi mostrado aos presentes que a dengue chegou à região Seridó no ano de 1995 e em 1996 na cidade de Jardim do Seridó. O primeiro caso de dengue confirmado foi em 1997. Atualmente existem no município 78 casos de dengue notificados, sendo 50 destes no Centro da cidade e 24 casos de dengue confirmados com sorologias. Em tempo: já foram feitos 18 bloqueios nas residências visando o controle do mosquito Aedes aegypti.

O coordenador, Francisco das Chagas mostrou que a disseminação da doença acontece principalmente no verão e até o mês de maio, quando há maior incidência de chuvas. “Sem chover a cidade já se encontra neste estado, imagine quando começar o período chuvoso”, declarou Chagas. Ele também explicou que os sintomas da dengue clássica. “A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Passou deste período é outro tipo de doença”, relatou.

Segundo o representante da IV USARP (setor de endemias da região Seridó), Noé Rogério, o que mais preocupa em Jardim do Seridó são as caixas d’águas e os depósitos nas residências dos moradores. Pelos dados apresentados o Bairro Bandeira Branca é o setor com o maior número de caixa d’água descobertas. “A ausência de uma Lei Municipal sobre a vedação das mesmas dificulta o trabalho de todos os profissionais envolvidos”, disse.

Ele falou que a secretaria de Saúde já solicitou a presença do carro fumacê, mas que só isto não basta, até pela questão do meio ambiente, já que o veneno não mata só o mosquito da dengue e sim outros que também faz bem. “A ação do carro fumacê é importante, mas é mais interessante à prevenção, é preciso uma ação conjunta da população com os profissionais de saúde. As pessoas têm que fazer a sua parte”, alertou Noé.

O evento contou com profissionais da saúde e representantes da sociedade civil e organizada. Durante as próximas duas semanas a secretaria de Saúde vai intensificar as ações de controle e combate a dengue.


Blog a Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário