12 de junho de 2012

Pesquisa aponta realidade da saúde bucal no RN


Nesta quarta-feira (13) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal, apresenta no Auditório do Liceu das Artes (IFRN – Cidade Alta), a partir das 8h30, os resultados da Pesquisa de Saúde Bucal do Rio Grande do Norte (SB-RN-2010).

O levantamento é uma iniciativa da Sesap em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - através do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - e Secretarias Municipais de Saúde do RN.

Foram pesquisadas a ocorrência de cáries, condição periodontal, má oclusão e necessidade de prótese em cerca de 6 mil pessoas, na faixa etária dos 5 aos 74 anos de idade, em 32 municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com Goretti Menezes, coordenadora do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal da Sesap, levantamentos epidemiológicos deste tipo já foram realizados no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos anos de 1986, 1996 e 2003. Mas, exclusivamente no Rio Grande do Norte, é a primeira vez que uma pesquisa deste tipo é feita.

“Com os resultados em mãos nós vamos apresentá-los aos municípios e ver como podemos implementar políticas para melhorar a saúde bucal do estado. Temos que intensificar o trabalho de orientação e prevenção, principalmente nas crianças, estimulando a prática de hábitos alimentares saudáveis e a correta escovação dos dentes”, explicou Goretti Menezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário