15 de junho de 2012

SEBRAE capacita mineradores da região do Seridó


O Rio Grande do Norte possui mais de 2 mil ocorrências minerais georreferenciadas - a maior parte delas concentrada no Seridó. No estado, esse segmento agrega cerca de 5 mil mineradores de pequeno porte. Para prevenir acidentes nas empresas que atuam nesse setor, o Sebrae no Rio Grande do Norte realiza capacitações para que a atividade seja exercida com mais segurança. Uma delas é o minicurso Saúde e Segurança no Trabalho, que ocorre até sábado (16).

O curso está sendo realizado nas cidades de Ouro Branco e Equador e tem como público alvo mineradores destas duas cidades, conhecidas por serem grandes produtores de quartzito e caulim, respectivamente. Cerca de sessenta mineradores dessas duas cidades estarão se capacitando no curso, que tem 16 horas e é dividido em cinco módulos. A ideia é abordar questões, como “Riscos no local de trabalho”, “Doenças e Acidentes ocasionados no ambiente de trabalho”, “Formas de prevenção de doenças e acidentes”, “Equipamentos de proteção individual”, “Normas Regulamentadoras” e “Obrigações do empregador e trabalhador”.

O curso faz parte do Projeto Mineração em Pequena Escala desenvolvido nas regiões do Seridó, Trairi e Agreste e está sendo ministrado pelo consultor do Sebrae-RN em Segurança do Trabalho, Ricardo Braga. Para o empresário e minerador da cidade de Ouro Branco, Francisco Ricardo da Costa, a capacitação veio em boa hora. “Este curso é muito importante pra gente entender a importância da aplicação das normas de segurança do trabalho, como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) no nosso dia a dia”. Atualmente, o Rio Grande do Norte é o sexto maior produtor de minerais do país em função da abundância de materiais. São minerais largamente utilizados na construção civil, como brita, areia, rochas ornamentais, quartzito e cal, além de ouro, xelita, mica, gemas, tantalita e ferro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário