3 de junho de 2012

Prefeitura de Jardim do Seridó desenvolve ações para combater a seca

A cidade de Jardim do Seridó vive também os reflexos da estiagem que assusta os agricultores. Animais tiveram o peso reduzido, a produção do leite caiu e a falta d‘água faz diminuir o alimento para o gado. Para combater os danos causados a Prefeitura vem desenvolvendo várias ações de apoio aos pequenos e médios agricultores.

“A situação é muito crítica em Jardim do Seridó. Tivemos uma frustração agrícola de 100%. Muitos agricultores não chegaram nem a plantar, começaram apenas a preparar o terreno, mas não plantaram. A pecuária também foi bastante afetada, pois em um levantamento feito com os agricultores constatamos que mais de 100 animais já morreram. Cerca de 30% a carcaça de outros animais também já acabou”, relatou Diana Moreira, secretária de Agricultura Meio Ambiente e Pesca.

O município de Jardim do Seridó decretou situação de emergência no dia 26 de abril, foram mandados documentos para Defesa Civil Nacional, em Brasília, e foi reconhecido o estado de emergência. No entanto, o que falta é a liberação de recursos do Governo Federal.

“A nossa preocupação é enorme, pois já temos mais 60% da Zona Rural precisando de água potável para beber e o Governo Federal ainda não disponibilizou a ajuda. Contamos, infelizmente, com a burocracia. A operação pipa, por exemplo, é executado pelo Exército, mas falta à liberação”, lamentou Diana Moreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário